TRATAMENTOS

CONFIRA TODOS OS TRATAMENTOS OFERECIDOS

NA CLÍNICA VENEZIAN.

1. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE PATOLOGIAS CUTÂNEAS

A Pele é o maior órgão do corpo humano e através dela há manifestação de inúmeras doenças específicas da pele, como também patologias sistêmicas. Por isso muito importante a avaliação de um especialista para o diagnóstico e tratamento adequado.

2. DERMATOSCOPIA

É um exame no qual conseguimos avaliar em grande aumento as estruturas da pele, usando o dermatoscópio (microscópio manual). A dermatoscopia é relativamente nova na dermatologia, e nos auxilia no diagnóstico de diversas patologias. Dentre elas, a avaliação minuciosa dos nevos possibilitando a detecção precoce de possíveis modificações que sugerem malignidade.

3. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE PATOLOGIAS CAPILARES

Cabelo volumoso, brilhante, saudável e bonito é o desejo de todos nós! Por isso é muito importante cuidar e prevenir! Existem diversos tipos de queda de cabelo e a maioria delas com tratamento bastante satisfatório desde que diagnosticada e tratada desde o inicio do problema. Por isso é muito importante procurar ajuda profissional desde cedo.

4. BIÓPSIA DE PELE

De forma geral, as patologias cutâneas podem ser diagnosticadas com base em minucioso exame clínico. Porém, algumas vezes precisamos do auxilio diagnóstico de biópsia cutânea. É um exame simples e bastante útil para diagnóstico definitivo em algumas doenças de pele. Aplicamos anestesia local e retiramos uma pequena amostra da pele para que seja avaliada por um especialista em histologia cutânea.

5. RETIRADA DE NEVOS E CISTOS, ELETROCAUTERIZAÇÃO E CRIOTERAPIA

A pele pode manifestar diversos tipos de lesões. O dermatologista avalia e direciona os possíveis tratamentos para cada uma delas. Podemos retirar essas lesões por razões estéticas e melhora de qualidade de vida. Mas devemos sempre lembrar que existem lesões pré cancerígenas e com potencial de malignização que devem ser retiradas obrigatoriamente. Por isso sempre procurar a avaliação do especialista. 

6. CORREÇÃO DE LÓBULO DE ORELHA

Anos de brincos grandes e pesados podem provocar uma fissura ou abertura do furo do lóbulo da orelha. A correção dessa abertura pode ser feita em consultório com anestesia local. O procedimento é simples, porém exige que aguarde ao menos 45 dias para usar brincos novamente.

7. MAPEAMENTO DE NEVOS (PINTAS)

O câncer de pele é o tipo de tumor mais incidente na população. Existem vários tipos de câncer de pele e o dermatologista é o especialista para ajudá-lo na prevenção, realizando o diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Quais são os principais fatores de risco?
Exposição solar, idade, sexo, características da pele, histórico familiar, histórico pessoal e imunidade enfraquecida.
O mapeamento de nevos é a principal ferramenta para monitoramento e diagnóstico precoce de qualquer alteração suspeita de câncer de pele, dessa forma tornando o tratamento mais viável.

Como é feito o mapeamento de nevos?
É feita uma análise macroscópica e dermatoscópica individual de cada lesão, e então selecionamos as lesões que nos chamam atenção (formato, cor, localização, padrões dermatoscópicos alterados ou diferentes das demais) e fazemos o registro fotográfico de imagens dermatoscópicas dessas lesões. A partir desse registro dermatoscópico, conseguimos classificar as lesões quanto a necessidade de remoção ou acompanhamento periódico.

Qual o tempo para repetir o exame?
O exame deve ser repetido em média a cada 6 meses a 1 ano. Esse seguimento nos permite comparar as lesões fotografadas no exame anterior, e se houver modificações dermatoscópicas suspeitas de malignidade, sugerimos a exérese cirúrgica da lesão para a devida análise anatomopatológica.

8. MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE (MMP)

Essa é uma técnica que usamos para a injeção de medicamento de forma completamente regular na pele. O grande objetivo é causar as micro perfurações de forma homogênea, com distribuição regular dos princípios ativos na derme superficial (camada intermediária da pele).


Usamos essa técnica para algumas patologias, dentre elas:

  • Alopécia androgenética (calvície): aplicamos vitaminas e ativos que estimularão o crescimento capilar, além de melhorar a espessura e a qualidade dos fios;

  • Leucodermia gutata (manchas brancas que surgem na pele com o envelhecimento e estímulo solar): aplicamos um medicamento que ajuda na repigmentação da lesão hipocrômica (branca) na pele;

  • Estrias: com essa técnica conseguimos injetar medicamentos para estímulo de colágeno, melhorando a condição da pele no local da estria;

  • Cicatrizes: aplicamos medicamentos que nos auxilia na degradação do material fibroso da cicatriz, dessa forma nos trazendo excelentes resultados;

  • Rosácea: usamos ativos que nos auxiliam na diminuição da ativação da microcirculação local;

  • Melasma: usamos ativos que diminuem a melanogênese e estimulam o clareamento da pele.


Como é feito?
Após a devida avaliação médica e indicação do procedimento.
Aplicamos anestésico tópico, e após 30 minutos, com adequada limpeza da pele, iniciamos o procedimento com a aplicação dos medicamentos.

Quanto tempo para realização?
Entre anestesiar e aplicar os produtos, de 50 a 60 minutos.

Quantas sessões são realizadas?
Depende da patologia que vamos tratar. Em média de 3 a 5 sessões com intervalo de 30 dias entre elas.

Posso trabalhar após o tratamento?
Sim.

9. INTRADERMOTERAPIA OU MESOTERAPIA

É uma técnica que usamos para aplicação de ativos diretamente na camada interna da pele. Usamos essa técnica para alguns tratamentos:

Intradermoterapia Capilar
Aplicamos ativos diretamente no couro cabeludo com intuito de prolongar a fase de crescimento (anágena) dos fios e reduzir a fase de queda (telógena). É uma excelente associação aos tratamentos convencionais para alopécia.

Intradermoterapia para Hidratação Facial Profunda - Skinbooster
Usamos ácido hialurônico não reticulado para aplicar na derme com intuito de estimular colágeno, realizar uma hidratação profunda trazendo vida para a pele.


Intradermoterapia para Estímulo de Colágeno

Melhora de flacidez e para estrias.

Como é a aplicação?
Antes de realizar a aplicação usamos anestésico tópico por 30 a 40min, dessa forma o procedimento é bastante tranquilo.

Quais os efeitos colaterais?
Hematomas, formação de pequenos nódulos no local da aplicação que desaparecem em poucos dias.

Quantas sessões devo realizar?
Para a INTRADERMOTERAPIA CAPILAR,de 5 a 10 sessões com intervalos de 1 semana a 30 dias.
Para o SKINBOOSTER, 3 sessões, sendo uma a cada 30 dias.
Para a INTRADERMOTERAPIA PARA ESTÍMULO DE COLÁGENO, de 3 a 6 sessões a cada 15 dias.

Posso retornar ao trabalho no mesmo dia?
Sim.

10. MICROAGULHAMENTO

É uma técnica na qual realizamos micropunturas na pele, com o intuito de estimular colágeno, trazer mais firmeza à pele e prevenir envelhecimento. Além de ser um excelente tratamento para estrias, cicatrizes de acne e melasma de difícil tratamento.

Como é feito o tratamento?
Antes do procedimento, o paciente fica com anestesia tópica por 40 a 50 minutos. Retiramos o anestésico e, após devida limpeza da pele, o procedimento é realizado. Realizamos micropunturas e drug delivery (usamos medicamentos tópicos estéreis de acordo com a finalidade do tratamento). O tempo total de anestesia + procedimento dura em média 1 hora e 15 min.

Existem variações na aplicação?
Podemos usar microagulhas de profundidades diferentes, dependendo do objetivo do tratamento.

Quais os cuidados antes do procedimento?
Profilaxia para os pacientes que tem herpes labial recorrente.

Quais as reações adversas?
Edema, hematoma, dor no local da aplicação, vermelhidão, infecção local.

Quais os cuidados após o tratamento?
Nas primeiras 48 horas recomendamos mais cuidado com a higiene da pele, lavar com sabonete adequado e sempre que manipular o rosto lavar as mãos, em alguns casos orientamos não usar maquiagem nas primeiras 48 horas, nos 7 primeiros dias usar produtos cicatrizantes, antioxidantes e suspender o uso rotineiro dos ácidos e produtos antienvelhecimento, após 7 dias retornar à rotina normal.

Posso trabalhar na fase de recuperação?
Sim.

11. PEELING QUÍMICO

Procedimento no qual se aplica um agente químico de intensidade pré-definida sobre a pele, causando destruição controlada das camadas da pele, seguida de regeneração e remodelação, melhorando assim, a textura e irregularidades da mesma.
Antes de iniciar o tratamento, o paciente deve sempre passar em avaliação médica dermatológica para decisão do peeling necessário à sua pele e para orientações de preparo da pele antes da realização do procedimento.
A realização do peeling químico sempre deve ser feita em consultório pelo médico dermatologista.

O que acontece depois?
No primeiro dia após o procedimento a pele ficará ressecada e pode ter leve vermelhidão. No segundo dia começa o processo de descamação, pode arder, além da vermelhidão, até sua completa recuperação que deverá acontecer no quinto dia pós peeling.

Cuidados

  • Para ardência: Água Termal Avene, Vichy, La Roche.

  • Para o ressecamento: Endocare Tensage Cream, Cicaplast Baume B5, Nutrel Profuse, Fisiogel.

  • Usar filtro solar (se o seu filtro de costume estiver ardendo ao aplicar, use um mais leve).

  • Consulte seu médico para melhor orientação.


Alguns outros cuidados pós peeling:

  • Não puxar a pele durante a descamação;

  • Não realizar esfoliação durante o processo de recuperação;

  • Não expor-se ao sol em piscinas e praias;

  • Interromper o preparo indicado por seu médico por 5 noites.

  • Na 6ª noite, reiniciar o preparo orientado por seu médico.


Posso trabalhar no dia do procedimento?
Sim.

12. CORREÇÃO DE RUGAS DE EXPRESSÃO

Iniciou na área da neurologia e há alguns anos na dermatologia para tratamento estético, também para hiper-hidrose (suor excessivo), espasmos faciais, e outros. É uma das ferramentas que temos para auxiliar no tratamento e principalmente prevenção do envelhecimento, sendo um dos produtos mais usados no consultório dermatológico, isoladamente e também em associação a outros procedimentos como peeling, laser, preenchimento, entre outros. Portanto usá-lo com indicação precisa e técnica adequada traz resultados surpreendentes. Sempre lembrando que cada indivíduo deve será avaliado e tratado de acordo com suas expectativas e necessidades.

Como age?
O produto age bloqueando a liberação de neurotransmissor do nervo terminal para a musculatura correspondente, resultando em paralisação do músculo e por consequência diminuição das rugas dinâmicas.

Existem reações adversas?
Pode ter dor no local da aplicação, edema, hematoma, sensibilidade anormal à compressão local, dor de cabeça, ptose palpebral.

Quais os cuidados após a aplicação?
Todas as orientações ao paciente após a aplicação, visa evitar que o paciente massageie ou pressione o local onde aplicamos o produto nas 5 horas após o procedimento.
Portanto não deitar, não realizar exercício físico, não manipular ou massagear a área onde houve o tratamento.
Cuidado com os vícios de coçar o olho e apoiar a mão no rosto!

Verdade ou mito que melhora a enxaqueca?
Uma das formas de aplicação é para tratamento de enxaqueca. Portanto é verdade!

Se fizer a aplicação ficarei sem expressão?
Após o tratamento, as expressões ficam mais sutis, e portanto conseguimos que as rugas dinâmicas, ou seja, aquela ruguinhas chatas que apareciam nas expressões deixem de surgir e evitamos que as mesmas passem a marcar nossa pele e nos tragam a aparência de envelhecidos e cansados. As expressões continuam!

Quando começar as aplicações?
Difícil pergunta! Não existe regra! Primeiro ponto, as aplicações devem começar quando as ruguinhas começarem a incomodar. E com certeza, quanto antes maior a chance de prevenir que as rugas fiquem marcadas.

Quanto tempo dura e quantas vezes ao ano repetir a aplicação?
O tempo de ação do produto vai de 3 a 6 meses. Variando muito de acordo com cada organismo.
Em média oriento 2 aplicações ao ano. Mas não é uma regra! Repetir ou não o procedimento depende da vontade e expectativa de cada paciente. Lembrando é claro que a prevenção acontece pelo fato de evitarmos as ruguinhas de expressão, fato que acontece pela ação do produto.

Posso trabalhar no dia da aplicação?
Sim.

13. SCULPTRA

É uma substância composta pelo ácido poli-L-Lático. É um bioestimulador de colágeno, que age estimulando os fibroblastos presentes na derme e é absorvido pelo corpo ao longo do tempo. Ele promove um aumento da tensão da pele. Dessa forma é um tratamento indicado para prevenção de flacidez, melhora do contorno facial e para atenuar os sulcos faciais já marcados.

Como é feito o tratamento?
Com injeções do produto na dose e concentrações corretas na derme profunda e no tecido subcutâneo.
No primeiro tratamento, pode ser programado de 1 a 3 sessões com intervalos de 45 a 60 dias e depois 1 sessão anual.
Usamos anestésico local para deixar o procedimento mais tranquilo possível.

Onde o produto pode ser aplicado?
Usamos o produto para tratamento facial, e também para pescoço, colo, abdome, braço, nádega e coxa.
O tratamento corporal é bastante efetivo para melhora da flacidez e celulite.

O resultado é imediato?
Não. Esse procedimento tem como objetivo o estímulo dos fibroblastos para a produção de colágeno, então os resultados começam a surgir com 15 dias a 2 meses da data de realização do procedimento.

Sobre a Sculptra
Sculptra é um tratamento com foco na melhoria da firmeza da pele e atua de dentro para fora. É pouco invasivo e ajuda a combater sinais de envelhecimento por tratar a flacidez

Quais as contraindicações?
Preenchimentos definitivos realizados anteriormente, processos inflamatórios ou infecciosos no local da aplicação, gravidez e lactação, doenças do colágeno.

Qual a duração do resultado?
O tempo de duração varia de paciente a paciente, de acordo com os tratamentos associados realizados, além de seus hábitos de vida.

Quais os efeitos adversos?
Edema, hematoma, pápulas e nodulações na pele.

Quais as orientações após a aplicação?
Não realizar exercício físico nas próximas 48 horas da aplicação.
Massagear o rosto no mínimo 3x ao dia nos próximos 7 dias.

Preciso me afastar do trabalho?
Não. Pode retornar ao trabalho no mesmo dia.

14. PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

A perda de volume é um componente fundamental do processo de envelhecimento facial. Os fatores que contribuem são:
 

  • Redistribuição de gordura;

  • Remodelação óssea;

  • Outras alterações na composição dos tecidos.

 

Os preenchedores de ácido hialurônico são eficazes e amplamente utilizados para correções da perda volumétrica, alterações do contorno e para conferir suporte facial.
O ácido hialurônico é um polissacarídeo natural presente na derme humana. Devido à sua estrutura química, ele é altamente solúvel em água e portanto, exerce um papel essencial na manutenção da hidratação dos tecidos.
Estruturalmente os preenchedores de ácido hialurônico são similares aos encontrados na pele, gerando excelente biocompatibilidade e integração tecidual.

O que é preenchimento com ácido hialurônico?
Consiste na injeção com cânula ou agulha desse produto nos locais onde desejamos corrigir alguma imperfeição ou melhorar alguma perda de volume causada pelo envelhecimento.
Existem várias técnicas de aplicação, dentre elas, o MD Codes, uma técnica inovadora que nos auxilia no tratamento sistematizado e individualizado de cada paciente.
Antes da aplicação usamos anestesia local, o que torna o procedimento bastante tranquilo.

Pode ser feito em consultório?
Sim. Esse é um tratamento desenvolvido para tratamento em consultório.

Existem efeitos adversos ou secundários?
Após a aplicação pode surgir edema, hematoma, inflamação, infecção localizada, dor no local da aplicação e outros efeitos descritos em bula. Efeitos geralmente transitórios e reversíveis.

Quais as contraindicações de realização do procedimento?
História de alergia ao ácido hialurônico, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com doenças neuromusculares, portadores de epilepsia não tratada, além de indivíduos com infecção ou sinal de inflamação no local onde será aplicado o produto.

Qual o tempo de duração?
O tempo de duração varia dependendo dos hábitos e metabolismo de cada pessoa que receberá o produto, além da quantidade e local onde o tratamento será feito, em média dura de 6 a 18 meses.

Quando começa o efeito do tratamento?
No dia da aplicação já ocorre uma mudança importante, que concluirá após 30 dias da aplicação.

Quais os cuidados após a aplicação?

  • Realizar compressa com gelo 3x ao dia, com duração de 5min cada aplicação;

  • Não realizar exercício nas 48 horas após a aplicação do produto;

  • Não usar cremes diários na noite que realizou o procedimento;

  • Evitar locais muito quentes e exposição solar intensa logo após a aplicação.


Posso trabalhar no mesmo dia do procedimento?
Sim.

15. MD CODES

MD CODES (Medical Codes) é o nome de uma técnica criada pelo cirurgião plástico Dr. Maurício de Maio para guiar a aplicação do ácido hialurônico na face. A face pode ser dividida em várias unidades anatômicas (região frontal, temporal, malar, lábios), e no MD Codes temos pontos específicos de tratamento em cada uma dessas unidades.

Qual a importância dessa técnica?
Essa técnica trouxe aos médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos, a possibilidade avaliação do rosto de forma global, dessa forma, planejando tratamentos mais harmônicos e naturais para cada paciente. Cada rosto tem um formato distinto, perda de volume em áreas específicas e menor ou maior estrutura óssea. O MD Codes nos auxilia na identificação dos pontos que exigem intervenção. O MD Codes consiste na aplicação em pontos específicos de sustentação do rosto, para prevenir e tratar o envelhecimento, corrigir irregularidades, embelezando e harmonizando a face. A inovadora técnica proporciona um efeito lifting com estruturação e suporte do rosto, evitando os efeitos da gravidade e postergando os processos de envelhecimento. O principal benefício da técnica é a possibilidade de um efeito lifting sem os riscos e o tempo de recuperação de uma cirurgia.

Qual idade devemos começar a aplicação?
Não existe idade certa! Em média, a partir dos 30 anos notamos o inicio da flacidez e queda da região malar. Pode ser esse o momento de fazer alguns pontos de sustentação para prevenir envelhecimento e embelezar a face.

Quais as contra indicações e cuidados após a aplicação?
As contra indicações são as mesmas da aplicação do ácido hialurônico, História de alergia ao ácido hialurônico, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com doenças neuromusculares, portadores de epilepsia não tratada, além de indivíduos com infecção ou sinal de inflamação no local onde será aplicado o produto. Após o procedimento, não realizar exercício físico nas primeiras 48 horas, evitar locais muito quentes e exposição solar logo após a aplicação.

Quais os possíveis efeitos adversos?
Após a aplicação pode surgir edema, hematoma, inflamação, infecção localizada, dor no local da aplicação e outros efeitos descritos em bula. Efeitos geralmente transitórios e reversíveis.

Posso trabalhar no mesmo dia do procedimento?
Sim.

16. LASER DE CO2

É um laser padrão ouro para tratamento do fotoenvelhecimento, cicatriz de acne e estrias. É um laser ablativo que causa dano térmico na epiderme e derme, para ativar a remodelação dérmica (com estimulação de colágeno). Você deverá consultar seu dermatologista para melhor avaliação e indicação do procedimento ideal para sua pele.

Para realizar o laser fracionado CO2 você deverá receber as orientações para preparo adequado de sua pele, antes de iniciar o tratamento. Esse preparo deverá acontecer em casa durante 15 dias que procedem o procedimento.

Sobre a aplicação do laser de CO2
O procedimento é realizado pelo médico dermatologista na clínica. O paciente deverá chegar com 1 hora de antecedência para a aplicação do anestésico tópico. Após 1 hora de ação do anestésico, realizamos assepsia e iniciamos o procedimento. O procedimento dura em média 20 minutos.

Efeitos pós tratamento
O principal efeito após o tratamento é o edema e vermelhidão (eritema), que são mais exuberantes no 2° e 3° dia, com melhora progressiva a partir de então.
A recuperação completa da pele ocorrerá até o 10° dia após a aplicação do laser. O ideal é que nos 3 primeiros dias o paciente fique em casa.
Sol só é permitido desde que a exposição seja esporádica, durante os afazeres do dia a dia e com a proteção solar adequada. É proibida a exposição em praias e piscinas nos 30 dias pós tratamento.

Produtos pós CO2
Água Termal Avene (indicado para espirrar em todo rosto) com efeito refrescante e anti-inflamatório. Aplicar 6 vezes por dia nos 3 primeiros dias. Sempre usar um sabonete específico para pele sensível. Nos primeiros 10 dias, indico um cicatrizante para usar 3 vezes ao dia.

Importante
O preparo orientado nos 15 dias que procedem o procedimento deverá ser suspenso nos 10 dias pós procedimento e retornado no 11° dia após procedimento. Após 5 dias da realização do laser, se a pele ainda estiver irritada e vermelha, consultar a dermatologista. Sempre usar protetor solar.

Posso trabalhar após o procedimento?
O ideal é tirar de dois a três dias de folga.

17. FOTOTERAPIA / LED

A terapia com luz é uma das mais antigas usadas na dermatologia. 

LED (Light Emiting Diode) é uma terapia a laser de baixa intensidade que atua na pele estimulando o interior das células (mais especificamente as mitocôndrias), levando à bioestimulação celular (ocorrem reações fotoquímicas intracelulares).
O LED emite luz em vários comprimentos de onda, e o comprimento de onda determinará a cor do LED. As cores mais usadas são: vermelho (610-760nm), azul (450-500nm), infravermelho (760-1200nm).


LUZ AZUL: bactericida, fungicida, anti-inflamatório, hidratante, despigmenta manchas superficiais.
LUZ VERMELHA: anti-inflamatório, cicatrizante, e estimula síntese de colágeno e elastina.
INFRA-VERMELHO: é principalmente analgésico, anti-inflamatório, estimula colágeno e elastina.


Como cada cor tem uma ação específica, indicamos o tratamento com uma cor isolada e também com a combinação delas.
As principais indicações são: acne, queda de cabelo, dermatite seborreica, psoríase, onicomicose (micose de unhas), vitiligo, pós-operatório, rejuvenescimento, coadjuvante no tratamento de úlceras, queimaduras e infecção por herpes, além de ser um a excelente opção para fototerapia em alguns tipos de pré-câncer e câncer de pele.

18. DEPILAÇÃO A LASER LIGHT SHEER

Considerado o melhor aparelho do mundo para erradicação definitiva dos pelos indesejados.
A d
epilação a laser é um serviço muito procurado nos dias de hoje, sobretudo pela atenção que as gerações atuais dão às questões estéticas. O serviço também é buscado por quem se incomoda com os pelos encravados, que causam aborrecimentos, podem ser dolorosos e ainda deixam marca na pele.

O que é o Light Sheer e o que essa tecnologia tem de diferente?

Tem diferença entre os aparelhos. O Light Sheer é considerado o mais potente aparelho para depilação a laser existente no mercado. É um laser, que funciona com uma luz concentrada e trabalha apenas em um comprimento de onda, especifico para o pigmento melanina. Ele vai direto em um ponto determinado. Esse mecanismo protege a pele, porque essa energia atinge apenas a raiz do pelo. Existe, por exemplo, o método da luz pulsada, no qual os feixes são amplos e não focados, desfavorecendo o resultado final. Alguns clientes às vezes nos procuram dizendo que fizeram depilação a laser e não funcionou. Mas é porque a luz pulsada só enfraquece o pelo, não os remove. Isso quem faz é o Light Sheer.

Esse direcionamento torna a eficácia muito maior?

Sim. Além de ter uma segurança maior. Esse aparelho pode ser usado em todos os tons de pele. O feixe de luz é absorvido pela melanina, que é o pigmento que dá cor aos fios, e é transformado em calor. Isso destrói os pelos pela raiz e eles vão ficando mais finos e mais fracos a cada sessão.

Quando a gente pensa no tratamento mais eficaz do mundo, logo vem a ideia de que é muito caro. Como é o valor?

Estamos falando de um equipamento que é três vezes mais caro que os outros mais comuns. Mas o preço não é três vezes mais caro. O valor depende da área a ser depilada.
Trabalhamos na clínica com pacotes promocionais, que podem ser divididos no cartão de crédito.

Há um número médio de sessões necessárias?

Esta é uma pergunta muito frequente. Na verdade, há uma diferença devido aos tipos de pelos e pele. A média geral são de seis a dez sessões, só que isso varia de acordo com o tom da pele, o tipo de pelo e a fase de crescimento. Quanto mais clara a pele e mais escuro o pelo, melhor o resultado. É um tratamento mais rápido. O tratamento não tem efeito em pelos brancos, por exemplo. Em pelos louros, não há uma garantia de eficácia.

Qual o intervalo entre as sessões?

Uma vez por mês. É recomendado depilar com barbeador ou gilete e não usar cera ou pinça no intervalo das sessões.

É um tratamento doloroso?

Isso depende muito da sensibilidade do paciente. A sensação de dor varia de pessoa para pessoa. Como o aparelho tem uma ponteira que resfria a pele, torna o procedimento mais confortável.

Quem geralmente procura esse tratamento?

Homens e mulheres. A maior demanda é do sexo feminino, mas os homens também tem se preocupado com a questão estética nos dias atuais. Muitos querem ficar livres de barba, pelos nas costas e tórax ou então sofrem com problemas de pelos encravados.

Então, para pelos que encravam, a depilação à laser é uma solução? 

Com certeza. À medida que as sessões são feitas, os pelos vão ficando mais finos e mais escassos, diminuindo o encravamento. Além de tudo, contribui também para erradicação das marcas provocadas pelos cabelos encravados.

Tem idade mínima? 

Geralmente indicamos esse tratamento após um ano da primeira menstruação. Nesse período, a menstruação ainda aparece de forma irregular, só que os hormônios oscilam. Assim, não podemos considerar um método definitivo. No caso dos homens, recomendamos a partir dos 15 anos.

E se a mulher estiver grávida? Existe alguma contra indicação?

Sim. Gestantes devem esperar o nascimento do bebê para iniciar ou continuar o tratamento à laser. Outra contraindicação é para as pessoas que têm alguma doença dermatológica fotorreativa. E para aqueles que possuem tatuagem, é desaconselhável fazer o tratamento sobre o desenho, porque pode clareá-la.

E o pelo volta a nascer? 

Geralmente não. A depilação a laser com o Light Sheer é definitiva. Porém, alguns pelos podem reaparecer se houver algum desequilíbrio hormonal. Algumas pessoas relataram que quando engravidaram os pelos voltaram. Na verdade, eles não voltam. O que acontece é que os picos hormonais podem favorecer o nascimento de alguns pelos. O máximo que pode acontecer é a paciente precisar de uma ou duas sessões após o período de amamentação.